Birdcage


Todas as manhãs, eu encaixo os meus pés naquela arborizada rua que me leva até meu destino. Repito cuidadosamente o mesmo ritual. Recapitulo as tarefas da manhã. Dou os primeiros passos enfeitando meus lábios com batom. Equilibro-me no meio fio da calçada.

Naquela esquina do portão azul, eu sempre ouço um gorjear bonito, de um pássaro que não sei identificar. Eu tento vez ou outra me aproximar para ouvir melhor. Quanto mais próximo, mais belo o canto.

Em uma manhã chuvosa, o grande portão de madeira estava aberto, e vi ali, entre as folhagens, uma penugem tão linda quanto se pode imaginar. Mesmo com a chuva forte, pude ver o brilho que as penas esverdeadas emanavam. E eu tive a impressão de que o pássaro gorjeou mais feliz com a minha presença.

De longe, eu olhava, todas as manhãs, que o pássaro piava tristinho ali. Preso em uma enorme e bela gaiola, ele voava de um poleiro ao outro, olhando de soslaio o mundo lá fora. Vez ou outra, eu espiava e via ele cantando feliz, pulando de um poleiro em outro.

E quanto mais observei aquele pássaro preso, mais o amei. Mais desejei soltá-lo e vê-lo alçar vôo entre as árvores. Eu quis com todo o meu coração que ele voasse alto e abrisse as asas o máximo que conseguisse.  Eu queria vê-lo voando tão alto que o perderia de vista, para vê-lo novamente em instantes.

Agora, eu vejo que a porta da gaiola foi aberta. E que ele pia baixinho e me olha nos olhos. E que a luz do sol reflete no verde das penas. Acredito que ele espera o meu sinal para voar ao meu lado, livre. Eu quero que ele voe livre, embora saiba que ele tem medo. Eu quero que ele voe livre, porque eu amo a liberdade.

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Paloma Souza
    jan 07, 2012 @ 01:30:06

    Oii, apesar de ter conhecido seu blog a pouco tempo(2meses), já virei uma super fã!! Reparei que você não tem postado mais?!Gostaria de ler mais textos maravilhosos como esses que você posta. Bjus!!

    Responder

  2. Giulianna Santos
    jan 09, 2012 @ 08:29:18

    Oi, Paloma! Obrigada pela visita.
    Estou bem corrida com o trabalho, mas estou preparando coisas para deixar o blog mais ativo em 2012!
    Beijos!

    Responder

Deixe um comentário

